top of page

Como é o Tratamento da Fobia Social ou Transtorno de Ansiedade Social (TAS)?


Psicólogos qualificados em bangu
Psicologia em Bangu

Utilizamos o termo fobia social ou transtorno de ansiedade social para a ansiedade ou medo acentuado, que acaba sendo demonstrado de maneira persistente em situações sociais ou de desempenho, trazendo sofrimento e perca de oportunidades para o indivíduo. A pessoa costuma apresentar pensamentos de que sua performance será desastrosa, de forma que demonstrará seus sintomas de ansiedade através de comportamentos embaraçosos e humilhantes.

O sofrimento gerado pela fobia social ou transtorno de ansiedade social faz com que o indivíduo evite situações de maior exposição e interação social, ou mesmo a enfrentar essas situações com intenso sofrimento.

Atividades como estudo, trabalho e lazer são prejudicadas, principalmente aquelas relacionadas a exposição ao público, como, apresentar um trabalho para turma da faculdade, ir a uma festa ou realizar uma entrevista de emprego. Quando não tratado o transtorno de ansiedade social ou fobia social tende a intensificar seus sintomas e pode evoluir para ataques de pânico.

As causas da Fobia social são multifatoriais, pois envolvem questões relacionadas a predisposição do indivíduo, a situações produzidas em sua infância ou adolescência, que de certa forma geraram sensibilização a situações de exposição social. Crianças e adolescentes que são expostos a padrões exagerados de exigência de perfeição, isolamento ou superproteção nos contatos sociais ou mesmo pais com ansiedade social, apresentam maiores chances de apresentarem medo e ansiedade ao pensarem que podem não obter o desempenho desejado em situações sociais.

O tratamento se dá através de técnicas da terapia cognitivo comportamental, fazendo com que o indivíduo aprenda gradativamente a lidar com as situações sociais de maneira mais adequada. Durante a psicoterapia o paciente aprende técnicas de relaxamento para que possa controlar os sintomas fisiológicos antes e durante a exposição de situações sociais. O treinamento de habilidades sociais também é uma técnica utilizada, que visa através de tarefas, ensaios comportamentais e reforçamento social a aprendizagem de novos comportamentos.

O tratamento da fobia social envolve a exposição gradativa e progressiva a situações temidas, do item que lhe causa menos medo para o item que causa mais medo e ansiedade. Desta forma, o terapeuta estará apoiando o paciente e checando junto com ele as distorções de seu pensamento que podem estar gerando o desconforto e ansiedade. Com a evolução do tratamento busca-se realizar a reestruturação cognitiva, onde os pensamentos e crenças disfuncionais apresentados pelo paciente possam ser examinados gerando interpretações mais realistas capazes de produzir maior bem estar e tranquilidade nas interações sociais do dia-a-dia, fazendo com que o sujeito possa tirar maior proveito das oportunidades apresentadas em sua vida.

A Aliança Espaço Terapêutico oferece tratamento qualificado na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental e Gestalt Terapia com psicólogos em Bangu, temos certeza que podemos lhe ajudar. Entre em contato e agende uma consulta.


157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page