top of page

Procrastinação e as metas para o ano novo

Atualizado: 29 de jan. de 2020

Sempre foi assim: o ano vai terminando e você cria inúmeros planos e metas que se somam a outras que você criou no ano passado. A lista é a mesma, o que não muda é você! Existe uma grande relação entre a procrastinação e as metas para o ano novo.

Infelizmente a procrastinação vem interferindo nas suas metas para o ano novo e, com isso, obviamente que você não alcançará os resultados desejados. E, além do que, estará comprometendo sua própria saúde.

Você precisa parar de procrastinar se quer mesmo desenvolver-se pessoal e profissionalmente, além de garantir sua saúde mental. Mas, o quê fazer para não procrastinar?

Neste artigo, você conhecerá mais sobre a procrastinação e o que fazer para evitá-la e, assim, atingir suas metas para o ano novo!

O que é procrastinação?

Qualquer pessoa adia uma tarefa, e isso por si só não é um problema. Porém, a situação complica quando as atividades são adiadas constantemente. Ou seja, uma pessoa procrastinadora é aquela que adia tarefas de forma rotineira.

Quando isso ocorre estamos diante de um problema capaz de impedir a realização de suas metas de anos novo e acometer grandemente a sua saúde, seja mental e/ou física.

Muitas pessoas procrastinam não porque querem assim, mas por motivos psicológicos, por exemplo, a busca incessante pelo autocontrole, bem como o medo de lidar com situações que desconhecem.

Observe que pessoas perfeccionistas têm grande tendência em adiar tarefas, isso porque psicologicamente lidar com o não fazer é mais simples do que lidar com o fracasso de ter agido e não obtido o que desejava.

Procrastinar é autossabotar

Ao procrastinar, a pessoa está enganando a si mesma numa espécie de autossabotagem. Numa condição como esta, acredita-se que está sendo escolhida a melhor opção, ou seja, deixar para depois uma atividade é a decisão acertada no momento.

É fato que em um mundo cada vez mais digital e cheio de dispositivos que transmitem centenas de informações por segundo, as pessoas sejam estimuladas a procrastinar, isso porque torna-se muito fácil se envolver em distrações.

O resultado disso é que o ano termina e o novo começa e você não atinge suas metas de ano novo, e quando percebe o tempo já passou e você esteve apenas conectada no mundo digital, esquecendo de sua vida real, de seus sonhos, de suas metas.


Causas da procrastinação

Esperar a motivação: uma pessoa pode adiar determinada atividade simplesmente porque está aguardando um momento que a excite, ou seja, que lhe traga uma carga alta de emoção como a motivação para agir. A motivação só tende a se afastar, quanto mais a tarefa é adiada.

Medo: pessoas que deixam de agir porque acreditam que podem fracassar, ou simplesmente porque se preocupam com o quê as outras pessoas pensarão dela. Existe também o medo de atingir o sucesso e, por isso, certas pessoas adiam, ou seja, procrastinam.

Incapacidade de tomar decisão: muitas pessoas acreditam que não estão preparadas o suficiente para tomar determinada decisão. As vezes, até reconhecem a capacidade, mas querem se manter neutra para não se responsabilizar pelas consequências dessa decisão.

Quando buscar ajuda?


No momento em que percebemos que o adiamento e a dificuldade em cumprir nossas metas e tarefas está gerando prejuízos em alguma área de nossa vida. Seja ela, profissional, social, amorosa ou mesmo de saúde, talvez precisemos buscar ajuda especializada.

Através da ajuda de um psicólogo e da psicoterapia você descobrirá os gatilhos e motivos que te fazem procrastinar. Além disso, você encontrará a melhor forma para montar e executar seu plano de ação, visando superar a procrastinação.

A Aliança Espaço Terapêutico oferece serviços com psicólogos qualificados para melhor lhe ajudar. Nosso espaço está localizado no bairro de bangu e contamos com total infraestrutura para melhor lhe atender. Entre em contato conosco.


87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page