top of page

Psicoterapia para Adolescentes. Conheça os benefícios.


Os adolescentes nesta etapa vivem no seu mundo interior. Para conhecerem a própria personalidade, as suas ideias e ideais, comparam-se com o mundo dos outros. Normalmente parecem antipáticos e rebeldes para a família, comportamento oriundo da preocupação que neles habita nessa fase. Este comportamento introspectivo e/ou rebelde é refletido também nas esferas intelectuais, filosóficas e estéticas, pois nesse momento estão enchendo suas vidas de teorias.

O mais seguro é procurar orientação e aconselhamento de pessoas de fora da sua vida familiar; assim, os educadores e os psicólogos tornam-se grandes parceiros dos pais nesse processo de desenvolvimento dos jovens, com ajuda profissional encontram um campo propício para uma ação de formação mais profunda. Em muitos casos os pais precisam de uma mão compreensiva e capacitada para os ajudarem no esforço de esclarecer e definir os seus pensamentos aos filhos, coisa que é difícil para os pais devido ao afeto existente na relação com os adolescentes. Somos nós psicólogos “observadores participantes” na vida dos adolescentes.

Devemos ajudá-los a encontrar a forma de se expressarem nas diversas atividades, e procurar que o ensino seja estimulante e interessante, senão podem repetir o comportamento apresentado em casa com pais e familiares. Recordando as tensões e inquietações da nossa própria adolescência, estaremos em condições de ajudar os jovens e de sermos mais compreensivos para com eles, temos o trabalho de fazer com que respeitem os pontos de vista alheios e percebam o sentido da realidade.

É necessária uma atitude de abertura e de conhecimento das fases desta idade, para evitar atitudes inadequadas para com os filhos, o endurecimento da autoridade e não reconhecer ao adolescente qualquer tipo do direito. Isto, unido à conduta do próprio adolescente, provoca choques violentos. Convém saber que estas crises passam com o tempo e que tudo volta a normalizar-se, o que não significa que devem os pais deixar de atuar ativamente na orientação para a continuação do desenvolvimento da personalidade do jovem.

Portanto, a psicoterapia é extremamente indicada para essa etapa de vida, onde família, escola e psicólogo podem desenvolver habilidades sociais e comportamentais, orientação vocacional e proporcionar limites ao adolescente, o que nessa fase normalmente é difícil.

A Aliança Espaço Terapêutico, oferece tratamento qualificado com psicólogo em Bangu, temos certeza que podemos lhe ajudar. Entre em contato e agende uma consulta.

Clique Aqui e conheça nosso Site


132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page