top of page

5 maneiras para liberta-se da co-dependência

Atualizado: 29 de jan. de 2020




Você percebe que é codependente quando a maioria dos seus relacionamentos é unilateral ou emocionalmente destrutivos ou quando se envolve com os mesmos tipos de relacionamentos prejudiciais repetidamente. Se você tem percebe que tem essas duas características você vive um relacionamento codependente.


O que é ser codependente e como isso impede você de formar relacionamentos saudáveis? Agora que você está conhecendo os possíveis sinais de um relacionamento prejudicial, pode estar se perguntando: "sou codependente”?


A definição codependente é: uma pessoa codependente é aquela que deixou o comportamento de outra pessoa afetá-la e está obcecada em controlar o comportamento dessa pessoa.


Para interromper o ciclo de codependência, você precisa reconhecer tendências e características codependentes. Parar de controlar os outros e começar a cuidar de si mesmo. Aqui estão 5 maneiras para liberta-se da codependência.


1 - Pratique o autocuidado Quando você está envolvido em um relacionamento codependente, muitas vezes se perde de vista. Você gasta a maior parte de seu tempo e energia tentando consertar a outra pessoa. Para avançar e criar relacionamentos mais saudáveis é importante que você reserve um tempo para se cuidar. Procure novos desejos, pensamentos, sentimentos e metas próprias. Será prejudicial se você não tiver tempo para cuidar de você mesmo.


2 - Aprenda a ser independente Comece a fazer coisas sozinho, sem sentir que sempre precisa estar com seu parceiro. Saia para jantar, vá ao cinema sozinho ou encontre um novo hobby. Normalmente, as pessoas que experimentam co-dependência acham muito difícil gastar tempo sozinhas. As pessoas codependentes tornaram-se dependentes dos outros para a auto realização. Aprenda a se contentar em ficar sozinho, em vez de temer. Isso é poderoso para superar a co-dependência.


3 - Defina expectativas realistas Se você depositar expectativas irreais em seus relacionamentos, ficará decepcionado. Aprenda a ser feliz com quem você é como pessoa. Dessa forma, você não precisa esperar que alguém seja o único provedor da sua felicidade.


4 - Pratique a definição de limites A co-dependência nos relacionamentos geralmente significa que existem muito poucos limites em vigor. Provavelmente, você passou muito tempo se preocupando com outras pessoas. E você abandonou muitos dos limites importantes da sua vida. Portanto, é importante aprender a dizer "não" a pessoas ou situações que não são saudáveis. Dizer "não" não significa que você está sendo egoísta ou desrespeitoso. Dizer "não" significa que você está cuidando do seu bem-estar.


5 - Lide com o seu passado Às vezes, sua tendência a exibir comportamentos codependentes é resultado de um trauma passado. Dê uma olhada em seus relacionamentos familiares, abuso, negligência ou outros eventos que possam estar impedindo que você se sinta confortável com quem você é. Desenterrar coisas do seu passado pode ser doloroso e desconfortável, mas é necessário para poder avançar.


Se você sentir que tem tendência para a co-dependência, é importante reconhecer que pode interromper este ciclo! Você pode ter relacionamentos mais saudáveis e trabalhar para superar a co-dependência. Quebre os ciclos trabalhando em seu autocuidado e aprendendo a ser mais independente. E, estabeleça limites saudáveis e expectativas realistas para alcançar relacionamentos saudáveis.


Lembre-se que tratar a co-dependência é um trabalho contínuo que necessita da ajuda de um psicólogo, pois muitos de nós não nos libertamos completamente de nossos padrões arraigados de co-dependência.


Nesse artigo, nós tratamos da co-dependência de maneira ampla, mas existem vários tipos de relacionamentos que podem gerar a co-dependência, não apenas em relacionamentos amorosos, mas também famílias que lidam com alcoólatras, viciados em drogas (dependentes químicos) ou em relacionamentos fisicamente abusivos.


A codependência foi originalmente limitada a um distúrbio que afeta crianças e cônjuges de alcoólatras e toxicodependentes e, ao longo dos anos, o termo foi ampliado para incluir os de famílias disfuncionais. Uma família disfuncional é aquela em que emoções como medo, raiva ou vergonha são ignoradas ou negadas. A psicoterapia pode ajudar bastante na cura de relações codependentes.


A Aliança Espaço Terapêutico conta com psicólogos qualificados no tratamento da codependência e vários outros transtornos. Nosso consultório fica localizado em Bangu e temos total infraestrutura para melhor atendê-lo. Acesse nosso site e conheça os nossos serviços: https://www.aliancaterapeutica.com/



2.702 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page