top of page

A importância de ter um Planejamento

Atualizado: 14 de mar. de 2023

Todo as pessoas possuem maus hábitos. Se você está fazendo regime para emagrecer e sente-se angustiado, desconta fazendo um lanche; você promete que não vai mais beber álcool e enche a cara com os amigos para relaxar. Você está precisando terminar um projeto, mas acaba se distraindo passando muito tempo nas mídias sociais, o que atrapalha a conclusão dos seus projetos de trabalho. Você entra em discussões desnecessárias com colegas, amigos e familiares. Como você pode mudar esses maus hábitos? Através da psicoterapia e da elaboração de um planejamento.

Muitas pessoas dizem que você simplesmente tem que se comprometer com o objetivo de interromper esses hábitos ruins e se você se esforçar o suficiente - você se livrará deles. No entanto, existe uma grande disparidade entre ter o objetivo de controlar os maus hábitos e realmente fazê-lo. Isso vale para maus hábitos relacionados a todos os âmbitos da vida, incluindo saúde, trabalho e vida social. Então, o que você pode fazer? Veja 3 razões para você ter um planejamento:

1) Sempre que você planeja, planeja ter sucesso. Portanto, não é uma surpresa que o planejamento acabe levando você a ter êxito. Seja qual for a sua meta, com um planejamento adequado é mais fácil alcançar sucesso.

2) Se você planeja ter sucesso, o plano incluirá seu progresso e o melhor caminho para alcançar sua meta. Esses objetivos e o planejamento sempre levarão ao progresso dos seus projetos.

3) Sempre que você faz um planejamento, sabe o que deseja alcançar em um determinado período de tempo. Ao mesmo tempo, você tem certeza do que o futuro reserva para você e qual é o objetivo final. Esse objetivo final, que foi decidido pelo planejamento, torna sua tomada de decisão mais eficiente e mais "direta". Isso ocorre porque você sabe que como uma decisão afetará seu plano a longo prazo e, ou não, essa decisão o ajudará a alcançar seus objetivos. Assim, como o planejamento ajuda a decidir metas de curto e longo prazo, ajuda a tomar decisões mais rapidamente.

Todas as pessoas querem alcançar objetivos na vida. No entanto, quando você pergunta as pessoas se elas desenvolveram um plano específico para atingir seus objetivos, é mais do que provável que apenas uma pequena minoria tenha um planejamento. Em outras palavras, enquanto todos nós temos desejos e sonhos, muito poucos de nós realmente dedicaram um tempo para escrever um plano específico detalhando como proceder para alcançá-los. Um psicólogo pode te ajudar.

Veja as vantagens de planejar sua vida:

1 - Quando você planeja sua vida, identifica o que é importante para você. Você detalhará exatamente o que deseja da vida, algo que a maioria das pessoas nunca faz. Isso permitirá que você indique claramente seus objetivos sem nenhuma dúvida. Isso ajudará a determinar exatamente que tipo de vida você deseja. Ou seja, estabelecer o destino desejado.

2 - O planejamento fornece um roteiro para chegar ao seu destino. Ele permite que você não apenas descubra como vai chegar lá, mas também oferece uma maneira de determinar até que ponto você chegou e quanto mais ainda resta. Isso ajuda a impedir que você gaste tempo em tarefas que não o aproximam no seu objetivo.

3 - Planejar sua vida lhe dá controle. Se você criar um plano, poderá fazer escolhas e decisões, em vez de deixar as coisas ao acaso ou, pior ainda, deixar que outras pessoas tomem decisões por você. Quando você tem um plano, fica mais claro saber onde estar indo, facilitando a localização exata de onde deseja estar.

4 - É muito mais fácil estabelecer e manter o equilíbrio em sua vida quando você faz um plano. Quando pessoas, tarefas e responsabilidades tentam chamar sua atenção e desviá-lo, seu plano o ajudará a decidir quanta atenção você dará a cada uma dessas distrações. Sem o seu plano, você poderá se desviar e perder de atingir importantes objetivos.

5 - Também é mais fácil identificar e focar em suas prioridades quando você cria um plano. Todos temos múltiplas responsabilidades e prioridades em nossas vidas. Muitos, se não a maioria, são colocados em nós por outra pessoa. Ao identificar suas próprias prioridades como separadas das dos outros e, em seguida, planejar como persegui-las, você se verá não sendo atrapalhado por algo que é mais importante para alguém do que para você.

A Aliança Espaço Terapêutico oferece tratamento qualificado na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental e Gestalt Terapia com psicólogos em Bangu - RJ, temos certeza que podemos lhe ajudar. Entre em contato e agende uma consulta. Você não está sozinho, conte conosco!

Clique aqui e marque sua consulta


 

Leia sobre:



Acesse nossas redes Sociais:

889 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page