top of page

Quais os sintomas da Depressão na Adolescência? Saiba como a Psicoterapia pode ajudar.

Atualizado: 14 de mar. de 2023


Psicologia para adolescentes em bangu

Como podemos perceber os sintomas da depressão nessa fase?

Mudanças de comportamento e sentimentos exagerados durante a adolescência são normais. Mas fique atento aos seguintes sintomas. Se seu filho os apresenta na maior parte do dia, durante mais de duas semanas, é hora de procurar um especialista!!!

Sintomas que indicam depressão em adolescentes:

Escola

Os pais devem acompanhar sempre o desempenho escolar da criança e

do adolescente. Quedas bruscas no rendimento, problemas de

relacionamento com professores e colegas e dificuldade de

concentração devem ser verificados.

Vida familiar

Explosões constantes de raiva, irritação e instabilidade emocional, tentativas de fuga, discussões sem motivo e atitudes de desafio acompanhados de outros indícios podem ser decorrência de um quadro depressivo. Mas não se esqueça de que casos isolados desses comportamentos são normais durante a adolescência.

Lazer

Adolescentes depressivos normalmente perdem o interesse por atividades que antes apreciavam. Também há tendência ao isolamento e afastamento dos amigos. O jovem pode ainda fazer uso de drogas e álcool.

Saúde

Falta de energia, sensação de cansaço e alterações no sono e no apetite também são comuns em casos de depressão. O jovem sente-se cansado para as atividades do dia a dia, dorme mais ou menos do que o normal e pode ter perda ou ganho significativo no peso corporal.

Sentimentos

A depressão faz com que os sentimentos de desesperança, tristeza e inadequação do adolescente sejam desproporcionais. Baixa autoestima e ideias suicidas, que podem até ser concretizadas em tentativas de suicídio que são recorrentes nos quadros de depressão.

Clique aqui e marque sua consulta


 

Leia sobre:



Acesse nossas redes Sociais:

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page