top of page

Dicas para melhorar a autoestima das crianças

Atualizado: 14 de mar. de 2023

Às vezes é fácil perceber quando as crianças parecem se sentir bem consigo mesmas - e quando não. Nesse artigo, nós vamos falar sobre esse importante tema e dar dicas de como melhorar a autoestima dos pequeninos.

Crianças com autoestima:

· sentem-se feliz e aceito

· sentem-se confiante

· sentem orgulho do que eles podem fazer

· pensam coisas boas sobre si mesmos

· acreditam em si mesmos

Crianças com baixa autoestima:

· são autocríticos e duros consigo mesmos

· sentem que não são tão bons quanto as outras crianças

· pensam nos momentos em que fracassam

· sentem falta de confiança

· duvida deles mesmos e da capacidade de fazer as coisas

Por que a autoestima é importante?

As crianças que se sentem bem consigo mesmas têm confiança para experimentar coisas novas. Elas são mais propensas a tentar o seu melhor e se sentem orgulhosas do que podem fazer. A autoestima ajuda as crianças a lidar com os erros, a tentar novamente, mesmo que falhem no início. Como resultado, a autoestima ajuda as crianças a se sair melhor na escola, em casa e com os amigos.

Crianças com baixa autoestima se sentem inseguras. Se eles acham que os outros não os aceitam, talvez não participem de muitas atividades. Podem deixar que outros os tratem mal, ter dificuldade em se defender, desistir facilmente ou nem tentar. Crianças com baixa autoestima têm dificuldade em lidar quando cometem um erro, perdem ou fracassam, como resultado, eles podem não se sair tão bem quanto poderiam.

Como a autoestima se desenvolve?

A autoestima pode começar desde a infância. Desenvolve-se lentamente ao longo do tempo. Pode começar apenas porque a criança se sente segura, amada e aceita. Ou quando um bebê recebe atenção positiva e carinho.

À medida que os bebês se tornam crianças pequenas, eles são capazes de fazer algumas coisas sozinhos. Eles se sentem bem consigo mesmos quando usam suas novas habilidades. A autoestima deles cresce quando os pais prestam atenção, deixam a criança tentar, dão sorrisos e demonstram orgulho.

À medida que as crianças crescem, a autoestima também pode crescer. Sempre que as crianças tentam, fazem e aprendem, pode ser uma chance de aumentar a autoestima. Quando isso acontece, consequentemente as crianças:

· progridem em direção a uma meta

· aprendem coisas na escola

· fazem amigos com facilidade

· aprendem habilidades - música, esportes, arte, culinária

· praticam suas atividades favoritas

· ajudam e são gentis

· obtêm elogios por bons comportamentos

· se esforçam

· fazem coisas em que eles são bons

· são incluídos por outros

· sentem-se aceitos

· quando as crianças têm autoestima, sentem-se confiantes, capazes e aceitas por ser quem são

Como os pais podem desenvolver a autoestima?

Toda criança é diferente. A autoestima pode ser mais fácil para algumas crianças do que para outras. E algumas crianças enfrentam situações que podem diminuir sua autoestima. Mas, mesmo que a autoestima de uma criança seja baixa, ela pode ser aumentada através da ajuda da psicoterapia.

Ajude seu filho a aprender a fazer as coisas. Em todas as idades, há coisas novas para as crianças aprenderem. Mesmo durante a infância, aprender a segurar uma xícara ou dar os primeiros passos desperta uma sensação de domínio e prazer. À medida que seu filho cresce, coisas como aprender a se vestir, ler ou andar de bicicleta são chances para a autoestima crescer. Se você quer saber mais sobre esse assunto, procure a ajuda de um profissional capacitado.

A Aliança Espaço Terapêutico oferece tratamento qualificado para crianças na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental e Gestalt Terapia com psicólogos em Bangu - RJ, temos certeza que podemos lhe ajudar. Entre em contato e agende uma consulta.

Clique aqui e marque sua consulta


 

Leia sobre:



Acesse nossas redes Sociais:

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page