top of page

Os Pensamentos e a Ansiedade

Atualizado: 14 de mar. de 2023

Sua mente pode ser um poderoso aliado ou um inimigo formidável, especialmente durante momentos estressantes.

Práticas da terapia comportamental cognitiva (TCC) centrada na atenção plena podem ajudá-lo a treinar seus pensamentos para alcançar bem estar.

Se você prestar atenção ao que sua mente está aprontando, perceberá que ela está constantemente contando histórias. Por exemplo, você pode ter o pensamento: "Se eu ficar doente com o coronavírus, irei morrer". Obviamente, essa é apenas uma história que a mente cria, porque nenhum de nós pode prever como nosso corpo responderá ao vírus. Alguns daqueles com maior risco de complicações acabaram com casos relativamente leves, enquanto pessoas anteriormente saudáveis ​​morreram.

Na maioria das vezes, você provavelmente não reconhece pensamentos como histórias, que é um dos maiores truques da mente. Pensamentos assustadores como o exemplo acima podem parecer algo verdadeiro, quando na verdade são apenas as histórias inventadas que a nossa mente conta. Portanto, o primeiro passo para treinar sua mente, é reconhecer as histórias que ele está contando.

Uma grande parte do que dificulta a identificação de nossos pensamentos ansiosos é que geralmente estamos perdidos neles e completamente focados no futuro. Afinal, a ansiedade é sobre o futuro, e é aí que nossos pensamentos chamam nossa atenção. A prática da atenção plena pode ser uma parte crucial de começar a reconhecer as histórias da mente, porque traz nossa consciência de volta ao que está acontecendo neste exato momento. Em vez de focar nas previsões assustadoras que nossos pensamentos estão fazendo, podemos reconhecer que estamos tendo apenas pensamentos. Como resultado, podemos ouvir melhor o que estamos dizendo a nós mesmos.

A prática da atenção plena também nos ajuda a nos distanciar de nossos pensamentos, em vez de estarmos 100% identificados com eles. Quando estamos menos identificados com nossos pensamentos, podemos vê-los como separados de nós, e é mais fácil perceber que eles não são necessariamente verdadeiros.

Veja algumas dicas de praticar a atenção plena:

1: foque no presente

Aqui está uma prática simples para entrar no presente com consciência quando você está ansioso ou agitado:

Sente-se confortavelmente em um lugar calmo. Feche os olhos.

Respire fundo, faça uma pausa breve e expire.

Ao respirar, sinta seus ombros caírem e seu peso pressionando sua cadeira.

É perfeitamente normal que sua mente continue produzindo pensamentos durante este exercício, para que você não pare de pensar. Deixe a mente fazer o que faz enquanto você cuida do corpo e da respiração.

Repita por três vezes, oito inspirações e expirações.

2: identifique seus pensamentos

Em seguida, observe quais pensamentos sua mente está lhe dizendo. Está dizendo que você vai adoecer, por exemplo? Que coisas ruins vão acontecer? Que você não será capaz de lidar com isso? Qualquer que seja a história, identifique-a e anote-a. A parte de escrever é importante. Não pule esta etapa: existe algo sobre tirar os pensamentos literalmente da sua cabeça e colocá-los no papel, isso ajuda a lidar com eles de maneira mais objetiva.

Tente este exercício quando estiver enfrentando dificuldades para lidar com a ansiedade:

Quando você sentir uma onda de ansiedade, pare e se pergunte: "Que pensamento passou pela minha cabeça?" Muito provavelmente a ansiedade que você sente faz sentido, dado o pensamento que você teve. Procure fazer isso três vezes, ao longo do dia, para obter prática na identificação de pensamentos que geram ansiedade.

3: reconhecer as alternativas

Por fim, reconheça que existem outras maneiras de ver a situação. Para o exemplo da possibilidade de se contaminar com o covid-19, uma história alternativa é: "Estou tomando as precauções necessárias, com isso tenho menos riscos de me contaminar e caso aconteça a probabilidade é que me recupere". Observe como você se sentiria diferente se acreditasse na história alternativa em vez da história automática inicial - provavelmente muito menos ansioso.

Lembre-se de que você não precisa acreditar na alternativa. Nenhum de nós pode ver o futuro, portanto, não podemos dizer como as coisas seriam se desenvolvêssemos o COVID-19. Mas apenas reconhecer que nossos pensamentos ansiosos não são necessariamente verdadeiros pode ajudar a afrouxar o controle.

A Aliança Espaço Terapêutico, oferece tratamento qualificado na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental e Gestalt Terapia com psicólogos em Bangu - RJ, temos certeza que podemos lhe ajudar. Entre em contato e agende uma consulta on-line. Você não está sozinho, conte conosco!

Clique aqui e marque sua consulta


 

Leia sobre:



Acesse nossas redes Sociais:

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page