top of page

Você é Dependente Emocional?

Atualizado: 14 de mar. de 2023

Você já ouviu falar em dependência emocional? Ela acontece quando alguém se sente dependente emocional e psicologicamente de outro. Isto pode chegar ao extremo pois a pessoa dependente pode acreditar que a sua felicidade depende de outra pessoa.

A dependência emocional é observada em pessoas que não se sentem capacitadas para tomar decisões sobre sua própria vida. O medo de errar e o temor de não ser aceita pela sociedade pode tirar até o prazer de viver.

Conheça neste artigo um pouquinho mais sobre a dependência emocional, quais suas causas e os seus principais sintomas.

A dependência emocional é um estado psicológico que afeta certas pessoas tornando-as muito dependentes de outras. Isso implica em alterações de comportamento e relacionam com as emoções pessoais.

Entendendo dessa forma, fica fácil perceber que esse estado de dependência psicológica irá comprometer a vida do indivíduo como também de todos os que estão em sua volta, especialmente familiares.

Em algumas análises é possível entender a dependência emocional como uma situação patológica, requerendo um tratamento adequado com psicólogos.

Mas, o que causa a dependência emocional?

É importante conhecer a fundo a dependência emocional, especialmente o que a causa. Dessa forma, aumenta-se as chances de evitar padecer desse problema, como também ajuda a superar essa condição comportamental.

Dentre diversas situações que levam as pessoas a se tornarem emocionalmente dependentes, está a superproteção recebida pelos pais ou pessoas próximas. Imagine uma criança que recebe cuidados especiais, muitas vezes exagerados que a coloca numa situação de superproteção. Isso poderá implicar em consequências mais sérias quando esta criança se tornar adolescente ou adulta.

A questão é que a criança vai crescendo percebendo e agindo como alguém dependente de outro. Assim, acaba por se auto-subestimar pensando que não é capaz de tomar decisões sozinha e, para se realizar, depende totalmente de outra pessoa.

E quais os sintomas da dependência emocional?

É possível identificar uma pessoa dependente emocionalmente de outra a partir de seu comportamento. Então, é essencial conhecer os principais sintomas dessa dependência pois assim você saberá se precisa de ajuda profissional de um psicólogo.

Incapacidade de:

• Fazer o reconhecimento de si própria, ou seja, não consegue reconhecer suas virtudes, e quando conquista algo atribui à existência de outra pessoa.

• Criar objetivos e metas de vida sem que esteja presente uma segunda pessoa.

• Sentir alegria quando não está sob a companhia da outra pessoa.

• Realizar as atividades criadas por si mesma.

Dificuldade de:

• Tomar suas próprias decisões, embora esteja diante de situações muito simples.

• Fazer a discordância sobre alguma afirmação de outras pessoas, pois sua ideia é sempre temer ser rejeitado.

• Sentir seguro em algum relacionamento, o que pode induzir a trocar de relacionamentos.

Outros comportamentos:

• Sofre com muitos ciúmes.

• Sofre com preocupações que não podem ser reais.

• Age aos extremos no intuito de conseguir a atenção de outra pessoa.

• Busca abusivamente conselhos de outras indivíduos.

Como buscar ajuda?

Quando a dependência emocional se torna uma patologia, um mal que atrapalha o desenvolvimento normal de suas atividades, é essencial buscar ajuda de profissionais. Através de aplicações e técnicas da psicologia busca-se desenvolver maior autonomia, autoconfiança e independência emocional.

A Aliança Espaço Terapêutico oferece atendimento qualificado com psicólogos especializados com vasta experiência e acompanhamento de pacientes que sofrem com a Dependência Emocional.



 

Leia sobre:



Acesse nossas redes Sociais:

368 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page