top of page

A importância de traças metas de vida

Atualizado: 14 de mar. de 2023


Estabelecer metas é importante para quem quer melhorar sua vida. Ter um propósito ajuda a permanecer responsável pelas coisas que você deseja alcançar, além de definir um foco. Manter uma psicoterapia pode ajudar você a conseguir alcançar com êxito suas metas.

Não saber como definir corretamente as metas geralmente pode levá-lo ao fracasso, existem muitas técnicas excelentes para definir metas. Estabelecer metas também auxilia na saúde mental, além de lhe tornar capaz de superar uma depressão ou uma reabilitação. A definição de metas portanto funciona como um roteiro para você seguir quando necessita superar desafios e alcançar coisas importantes na vida.

Como um psicoterapeuta pode te ajudar?

· Facilitando mudanças comportamentais

· Ajudando a melhorar a sua capacidade de estabelecer e manter relacionamentos

· Ajudando a melhorar a sua eficácia e sua capacidade de lidar com os acontecimentos diários

· Ajudando a promover o processo de tomada de decisões

Essas são algumas das coisas que um psicoterapeuta pode te ajudar a desenvolver, gerando mudanças positivas na sua vida. Grande parte do processo de aconselhamento envolve o aprimoramento da capacidade do cliente de lidar com suas questões.

Habilidades e padrões de enfrentamento são desenvolvidos ao longo de nossas vidas, mas nem sempre funcionam, mas quando traçamos objetivos, eles nos ajudam a navegar pela vida com mais chance de sucesso, sejam eles objetivos pessoais, profissionais, um objetivo para substituir um mau hábito ou simplesmente um objetivo para alcançar uma meta.

A terapia é muito mais útil quando envolve ter um plano definido para o que você espera alcançar ou realizar. Estabelecer metas também pode dar ao terapeuta uma melhor compreensão do crescimento do cliente à medida que prosseguem com a terapia.

As pessoas que estabelecem metas úteis durante as sessões de terapia geralmente experimentam menos estresse e ansiedade, pois conseguem se concentrar melhor. Elas geralmente se sentem mais felizes.

Quando iniciamos qualquer tipo de plano de tratamento, definimos o cenário perguntando aos nossos clientes:

· O que eles querem obter com o processo terapêutico?

· O que eles acreditam que os impedem de alcançar determinada meta?

· Quais são as expectativas deles?

· Quais são as motivações deles para fazer essas mudanças?

As metas, portanto, são destinadas a motivar e desafiar o cliente, por isso é extremamente importante que ele seja transparente e direto com o que ele espera alcançar. Algumas coisas a serem observadas ao criar e estabelecer metas são estabelecer metas realistas.

Ajudar as pessoas a sair de suas zonas de conforto é uma parte importante do processo terapêutico. A psicoterapia tem o objetivo de ajudar as pessoas a expandirem, crescerem e ultrapassarem suas resistências.

Como o estabelecimento de metas funciona em terapia

O estabelecimento de metas pode obviamente ser muito útil em várias áreas da vida. Os objetivos definidos podem ajudá-lo a enfrentar dificuldades emocionais e comportamentais, reconectar-se com velhos projetos, ajudá-lo a procurar um novo emprego ou simplesmente ajudá-lo a economizar para férias.

Uma das abordagens que ajuda a terapia quando se trata de estabelecimento de metas é a (Terapia Comportamental Cognitiva), nela, nós identificamos seu objetivo, escolhemos um ponto de partida, identificamos as etapas necessárias para atingir a meta e damos o primeiro passo para começar.

O primeiro passo pode parecer simples, mas geralmente é desafiador. É importante ser honesto consigo mesmo. Dividir objetivos em pequenos passos é uma escolha inteligente para aqueles que enfrentam grandes objetivos. A divisão de metas em partes ou em etapas gerenciáveis ​​é fundamental, pois ajuda a evitar que você fique sobrecarregado.

Dar esse primeiro pequeno passo é uma grande conquista para qualquer um e a psicoterapia pode ser um grande passo para a realização das suas metas.

A Aliança Espaço Terapêutico oferece tratamento qualificado na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental e Gestalt Terapia, temos certeza que podemos lhe ajudar. Entre em contato e agende uma consulta. Você não está sozinho, conte conosco!

Clique aqui e marque sua consulta


 

Leia sobre:



Acesse nossas redes Sociais:

1.671 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page